terça-feira, 11 de maio de 2010

Matéria da aula de Segunda-Feira - 10/05/2010

Vídeo introdutório
http://www.youtube.com/watch?v=sIFYPQjYhv8


Jornalismo 2.0
  • Não aceitam pagar
  • Não aceitam esperar
  • Interatividade
  • Jornalismo cidadão – texto/fotografia
  • Diferenças entre TV, rádio, txt e web vão desaparecer

Jornalista multimídia
  • Reportagem assistida por computador
  • Texto noticioso
  • blog
  • twitter
  • foto
  • posdcast
  • vídeofilmagem/videoedição/vídeoapresentação
  • diagramação
  • design de site
  • marketing social
  • empreendedorismo

Ver edição da Plug – revista do Curso Abril de Jornalismo
http://issuu.com/plug/docs/plug2009

Ver cópia do manual de redação do Huffington Post – pasta

Ver novas habilidades para o jornalista –
http://mashable.com/2009/12/09/future-journalist/

http://mashable.com/2009/06/19/teaching-social-media/

http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=en/node/5955
http://www.slideshare.net/jdlasica/the-new-journalist-in-the-age-of-social-media

http://www.fastcompany.com/blog/kit-eaton/technomix/blogging-dead-long-live-journalism]


Manual de mídias sociais para jornalistas
http://mashable.com/2009/09/18/facebook-journalism-columbia/

http://mashable.com/2009/11/11/twitter-media-landscape/

http://mashable.com/2009/08/03/facebook-journalism/

http://mashable.com/2009/05/14/twitter-journalism/

http://mashable.com/2009/11/17/youtube-direct/



Aprendizagem
  • RAC – Reportagem assistida por computador

http://www.slideshare.net/cintiaenathalia/trabalho-rac

http://toledol.com.br/about/

http://hackerjournalist.net/

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas abriu o processo de seleção para a segunda edição do curso gratuito Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador (RAC). O treinamento será ministrado entre 28 de setembro e 25 de outubro pelo coordenador de cursos e projetos da Abraji José Roberto de Toledo. As inscrições podem ser feitas até às 19h do dia 13 de setembro. As vagas são limitadas e o Centro Knight espera uma alta demanda. Os alunos selecionados devem ser jornalistas brasileiros que trabalham em período integral em meios de comunicação impressos, eletrônicos ou online com no mínimo três anos de experiência jornalística. Será dada prioridade a quem trabalhar em campo e demonstrar interesse em aplicar técnicas de jornalismo investigativo em matérias de profundidade.
O curso tem duração de quatro semanas intensivas e os participantes dedicarão em média 10 horas semanais a ele. Serão vistos tópicos como técnicas de pesquisa na Internet, como utilizar melhor as capacidades de ferramentas de pesquisa, uso de planilhas eletrônicas aplicadas ao jornalimo, organização, filtragem e cálculo de dados, introdução ao banco de dados e a ferramentas gratuitas e pagas. É esperado que os participantes façam exercícios semanais sobre os tópicos do curso e participem de discussões em fóruns. Para participar, é necessário também ter acesso à internet com boa conexão e ao programa Excel. Os jornalistas selecionados serão notificados na semana do dia 23 de setembro. Aqueles que completarem o curso com sucesso receberão um certificado de participação do Centro Knight.

  • Knight Foundation
http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=pt-br/node/4915

  • Poynter Institute
http://www.cyberjournalist.net/starting-your-news-website-a-checklist-for-students-and-mid-career-beginners/

Starting your news website: A checklist for students and mid-career beginners
Here is a check-list of technical tools that you’ll need to get a basic, one-person news site on the Web, to lay a foundation for future expansion and success:


Links importantes
  • ohmynews

  • Sports Ilustrated

http://www.youtube.com/watch?v=ntyXvLnxyXk&feature=player_embedded


  • Site Rio Show
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/12/10/rio-show-estreia-novo-site-915146198.asp




Política


Novidades

Realidade aumentada
http://mashable.com/2009/11/09/esquire-augmented-reality-2/

http://www.fastcompany.com/magazine/140/augmented-reality-swoops-in.html?page=0,1&partner=homepage_newsletter


UStream Live (http://www.ustream.tv/discovery/live/all): essa é uma plataforma de exibição de vídeo, mas a novidade é que agora, é possível transmitir sua vida ao vivo, a partir de uma webcam ou do iPhone. Vc está em qualquer lugar e quer mostrar o que está fazendo, ao vivo, para todo mundo. Pode fazer isso. Cada usuário vira um broadcaster, transmitindo ao vivo o que quiser. A transmissão é acessável através de um link que o usuário manda para os outros. Na página do UStream Live há integração com ferramentas de rede social, para compartilhar o que está sendo exibido. Vi alguns vídeos lá, ao vivo. As TVs estão no UStream, mas o mais interessante, evidentemente, é ver o que pessoas comuns estão fazendo dentro do UStream.

Living Stories: essa é uma novidade que está no Google Labs. A gente está pesquisando literatura, mas a questão da narrativa está na ordem do dia de todo mundo, inclusive dos jornais e do Google, que fizeram essa parceria no Labs. Em parceria com o NYT e o Washington Post, o Google criou um produto para narrar histórias na web, porque o que está disponível hoje nos sites de informação, em geral, é a notícia contada do mesmo jeito que estaria no jornal, apenas com uns hiperlinks que a tornam um pouco mais atraente. Um jeito de narrar na web não foi encontrado ainda. Nesse sentido, essa parceria tenta apontar para um formato de "escrita" na web, um formato de contar histórias na rede, de um jeito que a rede comporta e que o jornal, não.
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/12/09/google-new-york-times-washington-post-querem-renovar-forma-de-apresentacao-de-noticias-online-915119247.asp

Web 3.0 em 3D
If Web 1.0 was all about companies selling stuff to you, and Web 2.0 is about information sharing and user-participation, then what's Web 3.0 going to be? It might be a whole new angle on browsing, for one: In three dimensions.
You're probably reading this Web page on a flat screen. The text and graphics of the site are pretty much like a digital magazine with linear flowing text that shapes around embedded photos and flat-rendered imagery distributed around the page. And just about any page you surf off to elsewhere on the Web will have pretty much the same format. Yet when the work day is over and you boot up World of Warcraft (or pretty much any modern game) you immerse yourself in a rich graphical environment that is more visual than text-based, and has representative 3-D image rendering. Why isn't the Web experience a bit more like this? Well, it might be one day soon.
http://www.fastcompany.com/blog/kit-eaton/technomix/todays-vision-tomorrow-web-30-3-d

Jornalistas substituídos por algorítimos
http://www.fastcompany.com/blog/kit-eaton/technomix/automated-aol-news-heralding-future-online-news-writing?partner=homepage_newsletter

Google wave
http://mashable.com/2009/11/22/news-media-google-wave/

Um comentário: